A Copa Truck concluiu neste domingo (23) a primeira etapa de uma temporada 2025 que começou emocionante e equilibrada e traz a perspectiva de ser imprevisível até a última corrida do ano. O Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), foi palco de duas grandes corridas, com casa cheia e vitórias de dois campeões.
Com 40 ‘brutos’ na pista, sendo 22 da Pro e 18 da Elite, a Copa Truck abriu a maior temporada da sua história e acelerou para a primeira das duas corridas da etapa de Campo Grande com Roberval Andrade na pole position, em dobradinha da Mercedes-Benz ASG Motorsport com Raphael Abbate em segundo. Mas quem largou bem foi Beto Monteiro, que subiu de terceiro para P2 após manobra no fim da Reta Oposta.
A disputa entre dois campeões e nomes históricos da Copa Truck foi o ponto alto das primeiras voltas da prova. De volta após ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca nos meses finais de 2024, Beto Monteiro mostrou estar em grande forma e pronto para lutar por vitórias.
Na sua estreia pela categoria Pro, a campeã da Elite Bia Figueiredo teve uma corrida complicada pela frente desde a largada, quando caiu para o sétimo lugar. Depois, a paulista enfrentou problemas e escapou no fim da reta dos boxes após toque involuntário no Iveco de Leandro Totti.
A prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.
A corrida foi retomada com bandeira verde quando restavam cerca de três minutos para o seu desfecho. Roberval sustentou a liderança e segurou a forte pressão imposta por Beto Monteiro. Raphael Abbate, Felipe Giaffone e Jaidson Zini vinham logo atrás.
Com muita emoção e muito braço, Roberval Andrade liderou até o fim e superou Beto Monteiro por apenas 0s183, em chegada emocionante. Raphael Abbate foi o terceiro, seguido por Felipe Giaffone, Jaidson Zini, André Marques, Wellington Cirino e Victor Franzoni (que abriu o grid da Corrida 2). Luiz Lopes e Bia Figueiredo completaram a relação dos dez primeiros.
André Marques faz valer experiência e leva Corrida 2
A sempre movimentada Corrida 2 começou com Victor Franzoni puxando a fila, lado a lado com Wellington Cirino. André Marques partiu em terceiro, seguido por Jaidson Zini, Felipe Giaffone, Raphael Abbate, Beto Monteiro e Roberval. Destaque nos treinos livres e na classificação, Leandro Totti não largou.
Franzoni conservou a liderança da corrida, enquanto o atual vice-campeão André Marques passou Cirino para assumir o segundo lugar e partir pra cima de Victor. Giaffone avançou para a quarta posição, à frente de Beto Monteiro, Abbate e Roberval, em sétimo. Na sequência, a prova apresentou baixas como Bia Figueiredo e Paulo Salustiano, que abandonaram.
Marques fez valer sua maior experiência nos ‘brutos’ e fez a ultrapassagem em Franzoni para assumir a dianteira da corrida. Na sequência, Beto Monteiro e Pedro Paulo Fernandes tiveram de fazer uma parada não-programadas nos boxes, enquanto Franzoni abandonou a disputa.
Campeão em 2021, André Marques partiu para fechar com vitória a abertura do campeonato. Após o abandono de Franzoni, Wellington Cirino subiu para segundo lugar e controlou o ímpeto final de Felipe Giaffone para garantir um lugar no pódio, seguido pelo atual campeão da Copa Truck. Raphael Abbate foi o quarto e Roberval cruzou a linha de chegada na quinta posição, com pontuação que o coloca como líder do campeonato na conclusão do fim de semana.
Perdoncini abre temporada com vitória
Estreante na Copa Truck, Nicolas Giaffone fez sua primeira largada correndo de caminhão de forma segura e sustentou a primeira colocação, embora seguido bem de perto por Pedro Perdoncini e Diogo Moscato. Arthur Scherer e Hugo Cibien completaram a ordem dos cinco primeiros da Elite.
Nic trilhou um caminho confortável até então e não se intimidou com a maior experiência de Perdoncini: o piloto de 20 anos abriu vantagem ligeira para seu oponente mais próximo e construiu os pilares para triunfar logo no seu debute.
Entretanto, o momento-chave da corrida aconteceu pouco depois, quando Perdoncini deu o bote e passou Giaffone. Em seguida, a prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.
A bandeira verde tremulou com três minutos para o fim com Perdoncini na frente e Giaffone logo atrás, seguidos por Arthur Scherer, também estreante, em uma muito positiva terceira posição, com Diogo Moscato e Hugo Cibien nas posições seguintes. Minutos depois, Nic Giaffone foi punido por exceder o limite de velocidade no radar.
Perdoncini confirmou a vitória, enquanto Diogo Moscato passou Arthur Scherer no fim para terminar em segundo lugar. Hugo Cibien foi o quarto colocado, à frente de Djalma Pivetta, Kleber Eletric, Leo Rufino e Nicolas Giaffone, que com o oitavo lugar obteve o direito de puxar a fila da segunda prova da etapa.
Nic Giaffone aproveita nova chance e triunfa na estreia
Com expectativa de muita emoção e grandes embates na pista, a Corrida 2 da Elite começou com Nic Giaffone na frente, lado a lado com Leo Rufino. Kleber Eletric saiu em terceiro, seguido por Djalma Pivetta, Hugo Cibien, Arthur Scherer, Diogo Moscato e Pedro Perdoncini.
Disposto a não deixar escapar nova oportunidade, Giaffone impôs seu ritmo e de cara abriu vantagem para o restante do pelotão, que tinha Rufino em segundo e Pivetta em terceiro.
Djalma perdeu performance e caiu muitas posições ao longo da prova, o que permitiu a Diogo Moscato assumir novamente um lugar no top-3, atrás de Rufino e de Nicolas Giaffone, com mais de oito segundos de vantagem quando restavam seis minutos para o fim da prova.
Moscato foi um dos nomes da Corrida 2 e consolidou a bela jornada de abertura do campeonato ao passar Rufino por fora antes da entrada da reta dos boxes e assumir de vez a segunda colocação. Diogo só não conseguiu alcançar Nicolas Giaffone, que terminou sua estreia na Copa Truck com vitória na Elite. Moscato foi o segundo colocado, seguido por Leo Rufino, Hugo Cibien e Pedro Perdoncini, formando o grupo dos cinco melhores posicionados.
A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.