Campeonato Gaúcho de Marcas completa 10 anos de sua nova fase

E 2016 é ano de festa para o Gaúcho de Marcas & Pilotos que completa uma década de sua história mais recente. Foi em 2006 quando da união de equipes associadas à APPA/RS surgiu a Copa de Marcas & Pilotos, capitaneada pelos pilotos Urbano da Silva, Cesar Oliveira e Ricardo Abreu que definiram o formato de baixo custo e equilíbrio técnico entre as diversas marcas participantes.

A primeira etapa foi disputada no autódromo de Guaporé no dia 2 de abril de 2006. Vinte carros se inscreveram nesta primeira etapa, sendo 15 do Marcas & Pilotos e 5 da Copa Fusca que dividiam o grid neste primeiro ano da categoria. E o primeiro pole-position foi Eduardo “Negocinho” Fagundes que marcou o tempo de 1:29.523 para cumprir o circuito de Guaporé a bordo de um Fiat Palio. Já nas baterias, Choka Sirtuli foi imbatível vencendo ambas as baterias com um VW Gol. Entre os Fuscas Moacir Fighera foi o vencedor. Na segunda prova disputada no mês seguinte no autódromo de Tarumã a história de sucesso do Marcas começava a ser escrita com os primeiros testes dos pneus Kumho fornecidos pela Hoff Pneus. Na terceira etapa a Hoff e a Kumho entravam definitivamente como patrocinadores da categoria e o grid cresceu fechando o ano com 34 carros e com o campeonato conquistado por Choka Sirtuli após grande disputa com João Cardoso Jr. que ficou com o vice-campeonato com um GM Corsa.

Ricardo Boessio

Nos anos seguintes houve o crescimento da categoria culminando com grids que beiravam os 50 carros culminando em 2010 com 62 carros no grid em etapa conjunta com o Festival Brasileiro de Marcas 1600. Nestes anos passaram como fornecedores de pneus e parceiros da categoria a Hoff com os pneus Kumho KH 15, Excelsior com pneus Pirelli Cinturato P4 e posteriormente P6 e neste ano da década de história, Digal Pneus e os pneus Dunlop SP Sport.

Entre os pilotos que estavam presentes na primeira etapa e continuam participando regularmente da categoria destacam-se além de Choka Sirtuli, Fabiano Cardoso e Luiz Carlos Ribeiro, que sagrou-se campeão em 2015. Outros mudaram de categoria ou então se dedicam a preparação, como João Cardoso Jr. e Leandro Silva. Luiz Clemente Moroni marca 4 títulos no currículo (2007/ 2010/ 2011/ 2012). Com dois títulos aparece Pierre Ventura (2008/ 2009).

Entre os pilotos da Copa Fusca apenas Moacir Fighera se mantém competindo regularmente na categoria.

Todas as emoções da 10a temporada do Marcas & Pilotos e da Copa Fusca tem seu início no próximo dia 20 de março em Tarumã que ainda conta com provas da Formula RS e da Copa 1.4, categoria que se firma como opção de acesso ao Marcas & Pilotos.

Conheça os campeões do Marcas & Pilotos entre 2006 e 2016:

2006 – Choka Sirtuli (VW Gol)
2007 – Luiz Clemente Moroni (GM Corsa) – Classe B: Paulinho dos Santos (GM Corsa)
2008 – João Cardoso Jr./ Pierre Ventura (GM Corsa) – Classe B: Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno
2009 – Pierre Ventura/ Vitor Genz (VW Gol) – Classe B: Robson “Tchaka” Whalther (VW Gol) – Classe N: Rafael Biancini (GM Celta)
2010 – Luiz Clemente Moroni (GM Celta) – Classe B: Cristiano Almeida – Classe N: Márcio Campos
2011 – Luiz Clemente Moroni (GM Celta) – Classe B: Ike Halmschleger (VW Gol) – Classe N: Paulo Preto (GM Celta).
2012 – Luiz Clemente Moroni/ Fernando Jr. (GM Celta) – Classe B: Fernando Trennephol (GM Corsa) – Classe N: Juliano Salton (GM Corsa)
2013 – Sob júdice – Classe B: Christian Petroll (GM Celta) – Classe N: Paulo Flores (GM Celta)
2014 – Rodrigo Miguel (GM Celta) – Classe B: Daniel Elias (GM Celta) – Classe N: Pedro Basler (GM Corsa)
2015 – Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno/ Ford Ka) – Classe B: Fernando Seabra (GM Celta) – Copa 1.4 A: Tiago Takagi (GM Celta) – Copa 1.4 N: Bruno Ceccagno (GM Corsa)

__________________________________________________
Texto: Erlon Radl – Assessoria APPA/RS